Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Nível 2
Ver perfil do usuário

Re: Offtopics e afins

em Dom Jan 26, 2014 10:52 pm
o que tens de lhe dizer?
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Dom Jan 26, 2014 11:50 pm
Tita! Já ouvi falar muito de ti!

E não esperes que tenha sido 'bem', porque não foi xD

Ver perfil do usuário

em Seg Jan 27, 2014 1:47 am
Alguém sabe onde se pode ver os Grammy's hoje? Razz
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Seg Jan 27, 2014 12:38 pm
Nossa escreveu:Tita! Já ouvi falar muito de ti!

E não esperes que tenha sido 'bem', porque não foi xD

Quem é que era capaz de falar mal da Tita.  Shocked
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Seg Jan 27, 2014 1:06 pm
É verdade, pensei o mesmo Pedro.  Neutral 

Ver perfil do usuário

em Seg Jan 27, 2014 4:50 pm
Nossa não conheci esse nick, participas pouco e já agora ouviste falar de mim?
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 2:26 pm

Adoro o Google. Quando criámos o mail das Produções Magoxi tivemos de por uma data de aniversário ao calhas... Pusemos o mês do Lud e o meu dia... Ou seja, 29 de Janeiro. Ou seja, hoje... Quando entrei no google, logada com o mail... Recebi os parabéns! Tão fofis! *.*

Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 2:47 pm
Parabéns!  cheers
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 4:21 pm
Que têm a dizer das praxes? Agora porque foram encontradas provas de uma praxe inspirada em rituais satânicos, a comunicação social anda a lançar o pânico e há agora ainda mais pessoal anti-praxe.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 4:41 pm
Eu sou contra. Nunca fui alvo de praxes e reconheço que em certas faculdades, as coisas não sejam tão duras como se está a querer mostrar, mas acho a ideia em si tão ridícula que, aliada aos recentes acontecimentos, me faz pensar que nada disso faz sentido. Não se integra alguém, humilhando-o.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 4:46 pm
Só há coisa que não compreendo. Há pessoas no 4º ano a serem praxados como isso é possível?
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 4:55 pm
Samuel escreveu:Eu sou contra. Nunca fui alvo de praxes e reconheço que em certas faculdades, as coisas não sejam tão duras como se está a querer mostrar, mas acho a ideia em si tão ridícula que, aliada aos recentes acontecimentos, me faz pensar que nada disso faz sentido. Não se integra alguém, humilhando-o.
This...

A minha mãe tinha uma papelaria perto de uma das escolas superiores daqui (onde eu acabei por /quase/ tirar o meu curso). Desde pequena que vi tanta coisa tão desnecessária nas praxes. Sou anti-praxe pelo que vi e pelo que sei, não pelo que ouço. Há casos de praxes em condições, claro. Nem toda a gente é baixo-nível. Mas são tantos e tão piores os casos maus (nem precisam de chegar à tv) que acabam por se sobrepor aos bons.
Um banho de farinha, uns gritos na rua, umas caras pintadas, umas músicas mais obscenas até aí tudo bem. Tudo o que começa a roçar o degradante mancha tudo o que poderia haver de bom na "tradição" das praxes.

Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 5:19 pm
Eu fui praxado este ano e até àquela semana estava com receio do que podia acontecer, porque também não sou propriamente uma pessoa super "espírito académico" de ir a todas as festas, entrar em aventuras loucas e detesto pessoas autoritárias. No entanto, eu também tinha receio de um dia me arrepender e não conseguia ficar na ignorância.

O que aconteceu, foi que fui no primeiro dia e pensei "se gostar gosto, e continuo, se não gostar deixo de ir porque sou livre de fazer aquilo que quero da minha vida e não é uma gentalha que me vai dizer o que eu devo ou não fazer".

Bem, acontece que em toda a semana faltei apenas a metade de um dia, e só porque fiquei constipado, e mesmo ainda o estando um tempo depois, quis fazer o esforço porque valeu apena. A não ser atirarmo-nos para o chão e gritar, e o facto de termos feito jogos tradicionais típicos da  infância, não fiz absolutamente nada de esforço físico, nunca me senti minimamente humilhado nem nunca os veteranos nos andaram a controlar como mercadoria do tipo "quem veio e quem não veio". Aliás, sempre mostraram disponibilidade e avisaram-nos que, se quiséssemos sair, estávamos à vontade. Se houve alguém que quis ficar e se sentiu com medo de sair e de se sentir na obrigação de avisar alguém, foram aqueles que estavam ali com o objectivo de também trajarem e de se arriscarem a não ter o tempo de praxe suficiente para o fazer. Este ano até abuliram um bocado o Pudim Danone. Almoçámos juntos, cantámos juntos, é claro que eles fazem aquelas caras de durões e gritam connosco, mas no fim de tudo formam-se amizades até entre caloiros e veteranos. Na nossa praxe algum dinheiro angariado foi até para uma instituição.

Por isso, não se deve generalizar. Há praxes de merda em que nos humilham, exigem esforços físicos de nós, fazem cenas sem cabimento, e tudo feito por pessoal anormal que gosta de ver os outros a penar só porque sim, tipo bullying. Outras que são bastante divertidas como a que felizmente tive, e já há vários casos em que se vai para instituições ajudar.
Não vou dizer que me integrei totalmente porque as pessoas com que me dou mais agora não foram das praxes, mas é uma boa experiência e uma semana diferente, para quebrar a rotina. Soube bem ter dias em que podíamos livremente cantar bem alto, rebolar na relva e pintarmo-nos todos. Foi cansativo, claro, mas voltaria a fazer.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 5:28 pm
Fui praxado e praxei. Todos dizem que gostam mais de ser praxados...Eu acho que é mentira e preferi praxar.

Quando fui praxado não passei por nada humilhante, ou que fosse contra os meus princípios, caso fosse saia imediatamente da praxe. Não gostava de todos os doutores nem eles de mim, é normal não simpatizarmos com todos. O mesmo aconteceu quando fui doutor e tinha praxados que não gostavam de mim. Perfeitamente aceitável. A condenação começa aqui, quando há esta "rivalidade" e os que têm poder usam e abusam do mais fraco.

Enquanto doutor tentei, e sei que usei, a praxe como integração. Eu fui caloiro e sei o que me custou mudar tão radicalmente de vida aos 18 anos, e a falta que me fazia ter pessoas em quem confiar, a quem contar a coisa mais inútil do meu dia. A minha madrinha de praxe conquistou-me por isso, por ouvir-me, por falar, por partilhar momentos, dentro e fora da praxe.

Acontece que os doutores esquecem o que é praxe. Numa reunião da comissão de praxe tive um colega de turma que, na semana em que os caloiros tinham um trabalho importante para entregar queria fazer uma praxe 24 horas e só quem fosse é que seria batizado. Opus-me e disse que isso não se fazia, a resposta foi: Que se aguentem!... Só argumentei que já passámos por ali, que nos queixamos aos professores da falta de tempo entre dois exames e que era ingrato fazer aquilo. Não foi feito.

Outra das coisas que fizeram foi convidar os caloiros para irem ao aniversário de uma doutora. Opus-me outra vez. É que o que não foi dito aos caloiros é que eles iam comemorar esse aniversário a serem praxados. Nem a doutora que fazia anos sabia disso. Opus-me não apareci a praxe e ainda avisei os caloiros de que na segunda-feira "mais valia ficar em casa que ia fazer mal tempo" (se é que me entendem).

Outra das coisas que acontece é:
Mulheres são cabras para as mulheres
Homens são bois para as mulheres que não conseguem comer
Mulheres são fofinhas para os rapazes mais bonitos

Isto é sem tirar nem por. E daqui não preciso de concluir de onde aparecem tão degradantes praxes.

Enquanto doutor as minhas praxe passava por fazer grupos de alunos, sempre diferentes, para se conhecerem e, sendo o meu curso de comunicação social, dedicar diferentes dias da semana a jornalismo, publicidade e audiovisual.
Assim no inicio da praxe um aluno tinha que responder sempre com um slogan por exemplo. Ou seja: eu fazia-lhe uma pergunta ele dizia o slogan e só depois respondia. Se se esquece-se, la fazia umas flexões, lá ia a pé coxinho, lá tinha que se virar para uma senhora e fazer uma declaração de amor.

Uma vez fui para o centro da cidade onde praxei e coloquei os meus praxados a vender jornais imaginários. Ainda hoje alguns deles recordam as respostas das velhotas dos cafés e riem-se com isso.

Fui mau a sério numa praxe. Pq a maioria dos caloiros faltaram e ai, os que estavam só fizeram flexões e abdominais, e por culpa dos colegas que não apareceram. Fui mau e reconheço, mas alguns também me agradeceram pois na praxe há que haver espírito de grupo.

Isto para dizer que não sou contra a praxe, mas que ela deve ser regulamentada por uma comissão que não seja pior que os doutores. Que é o que acontece, muitos dos que estão nessa comissão estão sempre bebados e também só querem comer caloiras. As que se deixam ninguém lhes toca, as que não querem sofrem.Aqui começa a linha muito ténue entre praxe e integração.

Ver perfil do usuáriohttp://blogreal.forumpratodos.com/

em Qua Jan 29, 2014 5:37 pm
Eu ainda não fui praxado na universidade porque ainda não ando na universidade, mas fui praxado no secundário e detestei.

Por mim podiam acabar com as praxes, é algo tão desnecessário. Não se perdia nada.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 5:55 pm
Eu fui praxado e gostei. É tudo uma questão subjectiva. Não sou contra o fim da praxe, até pelo contrario, mas sou a favor de haver regulamentação e um maior controlo por parte das universidades do que se passa na praxe, a fim de evitar casos como este do Meco, embora neste caso a praxe não fosse a praxe típica, nem os praxados eram caloiros.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 6:15 pm
Concordo com o Rubenz, também fiz praxe em plenas condições físicas na mui nobre Universidade dos Açores, e sinceramente nunca me senti posto de parte, humilhado, ou mesmo injustifiçado.
Acho que o que a comunicação social está a fazer é um nojo.... A Praxe e não praxes, é diferente de universidade para universidade. E lá pelo terrível acidente do meco, ter sido ou não realmente a Praxe o causador desta tragédia, a comunicação social não tem o direito de generalizar esta campanha anti-praxe a todas as outras instituições.
A Praxe para mim é otima. É verdade ás vezes vamos ter de fazer coisas que não gostamos, mas isto é o divertido da praxe. Na praxe aprendemos a rir de nós próprios e não dos outros, entramos numa nova forma de vida, porque da secundária para uma licenciatura vai uma grande diferença, e insere as pessoas de uma certa forma na comunidade estudantil.
E a verdade é que passado os primeiros tempos a relação veterano-caloiro é de amizade. Até os veteranos têm saudades do seu tempo de caloiros.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 6:22 pm
Eu só conheço a praxe da Universidade. Praxes no secundário?! LOL Shocked Nunca tive!

Ver perfil do usuáriohttp://blogreal.forumpratodos.com/

em Qua Jan 29, 2014 6:24 pm
tvimagazine escreveu:Eu só conheço a praxe da Universidade. Praxes no secundário?! LOL Shocked Nunca tive!

Sim LOL na minha escola secundária fazem (pelo menos quando eu fui para lá fizeram)  Laughing 
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 7:00 pm
Se fosse tomada alguma decisão, na minha opinião, acabar com praxes só se for com as de secundário, ou até mesmo no básico (super absurdo). De resto, a única coisa que eu acho que devia mudar, era o facto dos caloiros serem totalmente livres de escolher se querem ou não estar ali, podendo desistir se bem entendessem, e de não serem postos de parte ou gozados por isso. Mais nada. Não venham com a cena de que tem de ser assim ou assado, porque mau carácter e gente sem cabeça há e haverá sempre. Eu quero trajar, mas digo já que se fosse uma praxe de merda na minha universidade, eu estava-me a cagar porque não ia passar sacrifícios por causa de uma roupa. Por isso, cabe ou caberia a cada um ter dois dedos de testa e personalidade suficiente para desistir se quisessem, em que universidade fosse. Agora quem estiver disposto a determinadas coisas só para depois trajar, que se amanhe.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 7:21 pm
Eu fui praxada apenas no meu primeiro dia, aquando das inscrições e não foi nada demais. Até acho que a minha universidade é das melhores a organizar a semana do caloiro, juntamente com o Caça ao Tesouro (evento criado apenas para praxar). No entanto, concordo com a ebulição mesmo sabendo que há universidade que não exageram. Acho que o homem não sabe ter poder e a praxe não é algo crucial para formar o aluno, por isso não vejo qual o objetivo de continuar a haver algo por puro divertimento, quando as pessoas nem sequer sabem controlar o poder que adquirem com isso.

A criação de regras seria algo interessante, mas a verdade é que na prática é impossível. A universidade não tem de acartar com consequências de alunos irresponsáveis. Quando as pessoas não se sabem controlar e quando é impraticável estabelecer regras que sejam cumpridas o melhor é abolir de uma vez com isso. É a minha opinião.
As pessoas não deixam de conhecer ninguém por não serem praxadas, não deixam de ter conhecimentos de festas ou eventos por isso, nem deixam de receber a formação académica que estão a pagar para ter. Se deixam então mais uma razão para acabar com algo que não é proveitoso para a nossa sociedade. É tradição, DE COIMBRA APENAS (mesmo toda a gente seguir o exemplo como se fosse tradição deles), e então? Há muitas tradições em Portugal que foram proibidas e muitas outras que deviam de ser e ainda não foram.

Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 10:22 pm
Amores, preciso da vossa ajuda. O meu antivírus (mcAfee que vinha já instalado como teste) bloqueou. Sugeriram-me o Microsoft Security Essentials, mas no site da Microsoft diz que para o W8 basta o Windows Defender (que também já vem instalado). No entanto eu não confiou muito neste WD.

Sugestões free e minimamente boas?!

Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 11:17 pm
Até à entrada na minha faculdade, tinha a cabeça cheia de más imagens da Praxe por força da comunicação social e da opinião pública, e principalmente daquilo que os meus pais me alertavam. No entanto, não quis julgar algo sem antes passar por tal, e decidi dar uma oportunidade. Fui praxado, actualmente sou activo de praxe, e honestamente creio que foi algo que me fez muito bem.

A desculpa de integração pode não pegar, porque efectivamente não é necessário passar-se pela praxe para conhecer alguém ou inserir-se num grupo. Acho que tudo parte da personalidade de cada um. Se uma pessoa é introvertida/reservada por natureza, não é a praxe que fará o contrário por ela. Tenho amigos e colegas anti-praxe que se "integraram" tão bem como aqueles que passaram pela praxe.

Ainda assim, creio que a praxe transmite valores que muita gente não entende. Que aprendi a respeitar? Sim, aprendi. Mas também me foi incutido o sentido de camaradagem, amizade, entre outros princípios que falta a muita gente. A humilhação apenas o é se a pessoa ver dessa forma. Claro que existem limites que não devem ser ultrapassados, que é a integridade humana. Enquanto caloiro, obviamente que assisti a coisas impensáveis, mas acho que cabe a cada um ter respeito por si próprio e saber responder "não".

Falo da experiência que tive na minha faculdade, que foi excelente. Havia um sentido de união incrível. Dado o facto da faculdade ser pequena, fazia-se jogos que fomentava a relação entre cursos, e foi algo que gostei bastante. Respeito obviamente quem é anti-praxe, mas não se pode formar um todo apenas porque certas partes não são como deviam ser.

Magy, eu recomendo o AVG. É aquele que utilizo e estou satisfeito.
Nível 2
Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 11:19 pm
Eu tinha o AVG no computador secundário do escritório e não protegeu nada!

Ver perfil do usuário

em Qua Jan 29, 2014 11:20 pm
Tive bastantes problemas com o AVG, qd o tive, tanto que te digo: Nunca mais!!!

Avast é o "melhor", free...

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: